secretaria@progressaomarechal.com.br


(21) 2489-6914 / 3830-1642

Institucional

O Colégio    História    Missão e Visão    Informações Gerais Infraestrutura e Normas Segmentos de Ensino Proposta Filosófica

O Colégio   

COLÉGIO PROGRESSÃO - MARECHAL HERMES

O Colégio Curso Progressão, unidade Marechal Hermes, localizado na Rua João Vicente, nº 1521, vem ao longo de sua trajetória preparando seus alunos para os diversos concursos públicos civis e militares e cuidando da formação de seu quadro discente do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Técnico.


Destaca-se pela qualidade do ensino, com a qual vem obtendo resultados expressivos em aprovações nos seus 16 anos de existência. São oferecidas aulas de monitoria para que o aluno possa reforçar seus estudos resolvendo exercícios direcionados para uma melhor fixação do conteúdo da matéria.

fachada5Uma Instituição comprometida com o ensino de qualidade que visa principalmente a continuidade dos estudos e a inserção no mercado de trabalho, sendo esse o fator preponderante para todo o alunado.

Nossa Unidade no bairro de Marechal Hermes orgulha-se por suas inúmeras conquistas, tanto que em todas as Organizações Militares das Forças Armadas e Auxiliares, como também nos Órgãos Públicos sempre encontramos um ex-aluno nosso.

Manter-se no ranking de aprovações tem sido um desafio constante e, nessa perspectiva, a Coordenação pedagógica sempre procura estar atenta as possíveis mudanças nos concursos regulares.

Para alcançarmos esse sucesso é necessário trabalhar duro, ser fiel aos nossos alunos com os quais fazemos uma aliança para a conquista de seus ideais. E é nessa ótica que a Unidade Progressão Marechal Hermes concentra seus esforços realizando suas atividades com honestidade, transparência e sobretudo eficácia.

História   

O Colégio Curso Progressão começou no bairro de Marechal Hermes, há mais de uma década, com cursos preparatórios para concursos públicos civis e militares obtendo excelentes resultados que conduziram, por sugestão de nossos alunos, a adoção do slogan “ESTUDE COM QUEM APROVA”.

Imediatamente, em função destes resultados, manifesta-se o desejo de estender a qualidade de ensino do curso a um colégio. Surge, então, o Colégio Progressão do Ensino oferecendo inicialmente, no ano de 2002, o Curso Técnico em Administração Nível Pós-Médio com a consequente inserção de nossos alunos no mercado de trabalho. Convictos que o caminho certo é a busca incessante do aprimoramento e da capacitação intelectual ampliamos a nossa Instituição, nos anos seguintes, oferecendo Ensino Fundamental (2º segmento), Ensino Médio, com ênfase no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Técnico em Administração de Empresas e Técnico em

Informática, trabalhando com proposta pedagógica inovadora, profissionais empreendedores, equipe diretiva futurista, salas climatizadas, laboratório de informática, biblioteca com espaço para leitura, sala de estudo, cantina com área de conveniência e quadra poliesportiva.

O sucesso foi tão grande que só fez aumentar nossa responsabilidade e fomentar a necessidade de melhorar cada vez mais. As conquistas alcançadas enaltecem esta Instituição de ensino e, hoje, evidenciam a grandeza e o padrão de qualidade do trabalho desenvolvido. Sob esta ótica, o Colégio Progressão Marechal Hermes concentra esforços realizando suas atividades com honestidade, transparência, eficácia e, acima de tudo, em ressonância com seus corpos docente e discente.

Missão e Visão   

MISSÃO
Oferecer com excelência ao corpo discente situações que permitam o desenvolvimento de suas potencialidades individuais, criatividade, auto-realização e integração à sociedade, preparando-o, dessa forma, para as naturais transformações que ocorrem com o avanço da tecnologia.

VISÃO

Ser uma instituição de ensino que amparada com o processo evolutivo educacional, forme cidadãos éticos, solidários e competentes que sincronizados com o caminhar rumo a um futuro promissor seja capaz de alcançar seu papel na sociedade.

METODOLOGIA

A Instituição de Ensino exerce um papel fundamental na formação no que se refere a vida de um indivíduo. Em contato com o seu habitat natural e a partir da escola, o discente promove a construção do conhecimento na interação com o meio físico e social, interpretando a realidade que o rodeia e situando-se como parte do ambiente em que vive. Essa relação deve permitir a sua inserção no mundo do trabalho e o torna capaz de intervir no processo sócio cultural em que está inserido.

Em conformidade com o cenário contemporâneo, a proposta metodológica para a Educação Profissional, pressupõe a formação do aluno como pesquisador permanente, capaz de gradativamente construir seu repertório de saberes e de gerenciar sua aprendizagem continuada. Um trabalho aprofundado e direcionado para as disciplinas de áreas técnicas pertinentes a cada formação, enfatizando a Matriz Curricular.

Com o intuito de respeitar os princípios da diversidade e da responsabilidade pelo aprendizado do discente, o Colégio Progressão Marechal Hermes proporciona atividades extracurriculares, que contribuem significativamente para o despertar de talentos e vocações, viabilizando o aprofundamento do saber. No mesmo contexto, são organizados, no sentido de oferecer apoio em reforço escolar (aulas de monitorias), orientação de estudos e plantão de dúvidas.

As atividades extracurriculares implicam em um eixo facilitador do desenvolvimento de novas potencialidades e respeitam o ritmo do aprendizado dos discentes nas diferentes faixas etárias, suas habilidades e competências, além de permitir, principalmente no Ensino Médio o desenvolvimento da comunicação e da liderança nas relações interpessoais.

O Colégio Progressão Marechal Hermes conta com uma equipe de docentes competentes e habilitados para ministrarem aulas teóricas e as vivências em classe e extra classe. Dispõe de uma equipe Pedagógica capaz de gerenciar todo o projeto educativo, seu controle e acompanhamento, tendo como foco a capacitação do aluno para atingir seus objetivos.

Informações Gerais

DISCIPLINA
Vencer na vida tem algo a ver com o acaso?
Alguns costumam aceitar esse pensamento. Entretanto, os exemplos nos mostram que a disciplina é uma das qualidades e um dos segredos para a concretização de metas estando, portanto, interligada ao vencer na vida e bem distante do acaso.

A disciplina inicia no âmbito familiar, uma vez que a maioria dos comportamentos infantis é aprendida por meio de imitação e são importantíssimos quando do ingresso na idade escolar. Nesta ocasião torna-se necessário aceitar os limites que envolvem à convivência em grupo e as regras naturais disciplinadoras e direcionadas ao bom rendimento escolar.

PONTUALIDADE
A pontualidade é pré-requisito para que o aluno caminhe rumo ao desenvolvimento escolar e, futuramente, ao profissional.

O respeito aos horários são primordiais para o bom andamento da vida escolar e, particularmente, cabe aos pais o papel de facilitar e conscientizar seus filhos sobre essa importância. Agindo assim, estarão reforçando as regras estabelecidas pelo colégio e evitando aspectos prejudiciais ao bom rendimento dos alunos como, por exemplo, que o atraso se torne um hábito e as perdas pedagógicas.

INFRAESTUTURA
Nosso ambiente escolar estrutura-se na observância aos seguintes aspectos:

  1. Corpo Docente - altamente qualificado, em constante aperfeiçoamento, e sob orientação de uma Coordenação Pedagógica experiente e com formação acadêmica voltada para o desempenho de tal função.
  2. Laços Familiares - reuniões periódicas com os responsáveis pelos alunos visando a integração dos mesmos à escola.  
  3. Salas de Aula - climatizadas e preparadas para utilização de meios auxiliares de instrução de modo a facilitar o desempenho do professor, bem como um maior rendimento no aprendizado.

 

HORÁRIOS:
ENSINO FUNDAMENTAL II – DISPONÍVEL NO TURNO DA TARDE DE 13:00 ÀS 17:30
ENSINO MÉDIO – DISPONÍVEL NO TURNO DA MANHÃ DE 07:10 ÀS 12:30
ENSINO TÉCNICO - NO TURNO DA MANHÂ DE 08:00 ÀS 12:20 OU NO TURNO DA NOITE DE 18:40 ÀS 22:00.

FAÇA-NOS UMA VISITA PARA NOS CONHECER!!!

 

Infraestrutura e Normas

ESTRUTURA E RECURSOS HUMANOS

O Colégio e Curso Progressão Marechal Hermes, conta com uma equipe de docentes competentes e habilitados para ministrarem as aulas teóricas e as vivências em classe e extra-classe. Conta também, com uma equipe Técnico-Administrativo-Pedagógica para gerenciar todo o projeto educativo, seu controle e acompanhamento, tendo como foco a capacitação do aluno, para se atingir uma verdadeira qualidade de ensino, mantendo permanente contato com as famílias.

O Colégio e Curso Progressão Marechal Hermes, possui salas amplas, climatizadas e arejadas, biblioteca com um acervo atualizado para melhor contextualização dos conteúdos, quadra de esportes poliesportiva e coberta, vestiários, projetores para uma aula dinamizada, laboratório de informática, sala de estudo e monitoria, excursões pedagógicas, portaria com total segurança, desenvolvimento da capacidade de expressão pela escrita do aluno através das aulas de redação, cantina modernizada com área de convivência para melhor interação dos alunos.

É vedado ao aluno:

I – Retirar-se, durante a aula, sem permissão do professor;

II – Retirar-se do Estabelecimento de Ensino, durante seu horário de aula, sem autorização da Direção Pedagógica, Administrativa ou da Coordenação Pedagógica;

III – Utilizar ou portar material potencialmente perturbador da ordem e dos trabalhos escolares;

IV – Ocupar-se, durante as aulas, com trabalhos estranhos ao momento;

V – Perturbar a ordem ou os trabalhos escolares;

VI – Impedir a entrada de colega na escola ou na classe;

VII – Fumar e portar bebidas alcoólicas e/ou outros na Escola e imediações são infrações gravíssimas cabendo a transferência do aluno imediatamente;

VIII – Desrespeitar, com gestos ou palavras, professores e ou demais funcionários da Escola;

IX – Portar e usar aparelhos de celular nas salas de aula e demais dependências;

X – Estar nas dependências da Escola sem nenhum fim educativo específico e sem a devida autorização da Direção e/ou Coordenação.

 

São deveres do aluno:

1 – Acatar e respeitar as autoridades da Escola, os funcionários e seus colegas;

2 – Ser pontual e assíduo. Não será permitido a entrada do aluno em sala, quando o mesmo tiver mais de 03 (três) atrasos no mês. Retornando a sua residência mediante comunicação com o responsável;

3 – Apresentar-se decentemente vestido ou uniformizado, trajando o uniforme solicitado que compõe-se de camisa azul com a logotipo da escola, camiseta branca com a logotipo da escola, agasalho com o logotipo da escola;

4 – Comparecer a Escola com uniforme completo e limpo, inclusive em horário oposto às aulas;

5 – Não trajar uniforme rasgado, danificado, modificado e com escritos na parte externa da vestimenta escolar;

6 – Identificar todas as peças do uniforme;

7 – Usar acessórios agregados à vestimenta escolar somente nas cores branca, azul ou preto;

8 – Manter, durante as aulas, atitudes de respeito, atenção e trabalho, portanto ser convenientemente em todas as dependências da Escola;

9 – Contribuir, em cada esfera de atuação, para o bom nome da Escola;

10- Cooperar para a boa conservação dos móveis, equipamentos, materiais escolares, concorrendo para a manutenção de boas condições de asseio do edifício escolar e suas dependências;

11 – Observar rigorosa probidade na execução de quaisquer avaliações ou trabalhos escolares;

12 – Comportar-se de modo a fortalecer o espírito patriótico e a responsabilidade democrática;

13 – Estar em dia com as obrigações assumidas perante a Escola;

14 – Reembolsar os danos causados às instalações físicas, mobiliários e aos materiais escolares;

15 – Acatar e respeitar as autoridades da Escola, Funcionários, Professores e Colegas;

16 – Solicitação de documentos escolares e outros na secretaria tendo o prazo de 24 horas para retirar após a data da solicitação, mediante pagamento de taxa ou outro valor se for o caso;

17 – Em caso de solicitação de Histórico Escolar o aluno deverá aguardar o prazo máximo de 60 dias para sua confecção e retirada;

18 – O aluno deverá entregar sua documentação à Secretaria no ato da matrícula, o caso de Histórico Escolar, em tempo hábil, para que não haja atrasos, restrições e prejuízos na vida escolar;

19 – O aluno deverá xerografar somente nos horários de entrada, intervalo, saída e nos horários opostos à suas aulas;

20 – Qualquer comunicação do aluno com seus responsáveis durante o período de aulas deverá ser feito através da Direção da Escola;

21 – Permanecer em sala de aula somente quando estiver em seu horário e subir e descer quando soar o sinal;

22 – contribuir para disciplina, evitando formar grupos para promover algazarras ou distúrbios nas dependências da Escola;

23 – Ser disciplinado, inclusive nas filas de espera, entrada e saída das aulas e na cantina, contribuem para a organização da Escola;

 

São direitos dos alunos:

1 – Ser respeitado por seus educadores;

2 – Ter asseguradas as condições necessárias ao desenvolvimento de suas potencialidades, na perspectiva social e individual;

3 – Ter assegurado o respeito aos seus direitos como pessoa e à sua individualidade;

4 – Ter asseguradas as condições ideais de aprendizagem, devendo ser-lhe propiciada ampla assistência por parte dos professores e acesso aos recursos materiais e didáticos da Escola;

5 – Direito de questionar critérios avaliativos, através de seus pais ou responsáveis, quando menores, podendo recorrer às instâncias superiores, se for o caso;

6 – Formular, através de seus pais ou responsáveis, quando menores, petições ou representações sobre assuntos pertinentes à vida escolar;

7 – Receber equidade de tratamento, sem distinção de raça, cor, credo, sexo ou ideais políticos;

8 – Direito de assistência, por parte de todos os envolvidos no processo educacional, para assegurar sua segurança física, mental e afetiva;

9 – Direito de Organização e participação em entidades estudantis;

10 – Ter acesso aos dados, informatizados ou não sobre sua vida escolar;

11 – Em caso de atraso na primeira aula, o aluno terá autorização para entrar somente na segunda aula, aguardando em uma sala, realizando uma atividade escolar;

12 – A dispensa do aluno será permitida somente com autorização por escrito dos responsáveis ou a presença dos mesmos. Se houver solicitação por telefone será confirmada a ligação;

13 – Além do material escolar, poderão trazer objetos, revistas ou outros materiais somente quando solicitados pelo professor e/ou Direção ou Coordenação;

14 – As ocorrências disciplinares serão encaminhadas à Direção e terão a seguinte ordem: Advertência oral, advertência por escrito, suspensão e/ou transferência, podendo a ordem ser alterada dependendo da gravidade da indisciplina;

15 – O aluno com problemas disciplinares, perderão o direito a qualquer benefício que a Escola oferece, inclusive as aulas de monitoria, que são oferecidas graciosamente para os alunos;

16 – O colégio não terá responsabilidades no ressarcimento de perda de peças do uniforme escolar, tênis, meias e etc...

17 – O colégio não terá responsabilidades no ressarcimento em decorrência de perdas ou danos no material escolar causados pelo próprio aluno, colegas ou terceiros e danos como: manchas, rasgaduras e outros, causados no uniforme escolar;

18 – O colégio não terá responsabilidades no ressarcimento em decorrência de perda de material tecnológico não obrigatório o uso, no âmbito escolar, tais como: celulares, walkman, calculadoras, lap-top e outros afins;

Segmentos de Ensino

ENSINO FUNDAMENTAL II
Com suas turmas funcionando no período da tarde o Ensino Fundamental II, além das disciplinas regulares, são oferecidas atividades pedagógicas diferenciadas com a finalidade de complementar a preparação dos alunos.

ENSINO MÉDIO
O Ensino Médio segue uma proposta curricular de acordo com as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Com turmas funcionando no período da manhã, os alunos poderão ter atividades extras em outros períodos para uma formação mais diversificada.

ENSINO TÉCNICO
O Curso Técnico tem o objetivo de capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos em diversas atividades do setor produtivo. Um de seus propósitos é o acesso imediato ao mercado de trabalho, além da perspectiva de requalificação no mercado. Funciona no período da manhã ou da noite.

Proposta Filosófica

PROPOSTA FILOSÓFICA

Integra a proposta filosófica do Colégio Progressão Marechal Hermes a preocupação com o desenvolvimento intelectual de seu corpo discente. Além de uma equipe qualificada para atender os alunos do Ensino Fundamental , Ensino Médio e Ensino Técnico, a fixação e a contextualização dos conteúdos programáticos fazem parte das estratégias de ensino utilizadas.

Os livros didáticos adotados são produzidos pela Editora Moderna, a qual desfruta de uma posição de destaque no universo escolar. Esses livros associam-se ao cultivo dos valores essenciais à instituição e aos aspectos básicos do alicerce da educação como, por exemplo, a solidariedade, o amor, o afeto, o respeito e a responsabilidade.

O Ensino Fundamental II - do 6º ao 9º Ano - desenvolve a construção do conhecimento, fundamentado no aprender, no pensar e no conviver, como forma de ampliação para uma melhor compreensão do mundo, formando alunos participativos, críticos, solidários e responsáveis pelo espaço em que vivem. O aprendizado leva o indivíduo a valorizar a liberdade de pensar, de refletir, de compreender a realidade, de trabalhar e de buscar soluções. Assim, o espaço escolar é o lugar para transformações, solidariedade, convívio com as diferenças, erros, acertos, contradições, colaboração mútua, sensibilidade e criatividade.

O Plano de Estudos do Ensino Fundamental II abrange, também, a ciência, a cultura e a tecnologia através das seguintes áreas: Português, Matemática, Ciências, Geografia, História, Inglês, Espanhol, Educação Artística, Educação Física e etc...

A proposta educativa para o Ensino Médio propõe-se a aprofundar os conhecimentos já adquiridos, ampliando a relação teoria-prática, o preparo para o trabalho e o desempenho do cidadão. É um processo de educação reflexivo e comprometido com a busca do saber.             O aprendizado ocorre num processo contínuo e fundamentado na interatividade entre todos os participantes no ato de aprender e ensinar, no qual o aluno vai se construindo como pessoa, desenvolvendo suas habilidades, aprimorando sua capacidade de raciocínio e aumentando seus conhecimentos.

Para o Ensino Médio, o Colégio Progressão Marechal Hermes dispõe da Base Nacional Comum, composta das áreas de Linguagens, Códigos e Tecnologias; Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias. Na parte diversificada, o currículo tem Línguas Estrangeiras (Inglês e Espanhol).